Páginas

Noticias

Fundação Mamiferos Aquaticos Apresenta Projeto sou fruto do Mar á Comunidade da Barra de Mamanguape  



 A iniciativa, que conta com o apoio da Fundação SOS Mata Atlântica, atenderá mulheres marisqueiras da região, visando a sustentabilidade socioambiental

Nesta terça-feira (11/03), às 16h, a equipe de Desenvolvimento Comunitário da Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA) esteve na sede da Colônia de Pesca Z-13 Antônio de Brito, localizada na Barra de Mamanguape, litoral norte da Paraíba, apresentando a sua mais nova iniciativa de sustentabilidade socioambiental - o “Projeto Sou Fruto do Mar: Construindo Novas Possibilidades”. O Projeto foi concebido pela FMA para atender pescadores artesanais da região. O objetivo é promover a valorização das mulheres marisqueiras e a melhoria da qualidade de vida de quem vive da pesca artesanal na Barra do Rio Mamanguape, para que nesta atividade tradicional sejam ampliadas oportunidades de renda e segurança alimentar familiar. O Sou Fruto do Mar conta com o apoio da Fundação SOS Mata Atlântica, por meio do Fundo Costa Atlântica – que subsidia iniciativas no âmbito da conservação da biodiversidade e uso sustentável dos recursos costeiros e marinhos e estimula o desenvolvimento regional, incentivando atividades sustentáveis voltadas ao desenvolvimento humano, social e ambiental.

“A Barra de Mamanguape está localizada numa Área de Proteção Ambiental, na qual a FMA vem atuando há algum tempo. Durante a nossa estada, percebemos que a atividade de pesca artesanal é predominante na região. Imagino que a nossa expectativa com relação a este projeto deva ser superada, porque o que observamos desta atividade específica nesta localidade é que ela é realizada para consumo próprio, de forma harmoniosa e simples, onde crianças e adolescentes participam naturalmente com as mães como se fosse lazer. Faz parte da cultura local. O que queremos acrescentar é a questão do cuidado com a saúde (devido principalmente à exposição ao sol), a própria valorização da atividade e as possibilidades de geração de renda”, diz Daniela Araújo, coordenadora técnica do Projeto. 

Até o final do ano, o projeto promoverá eventos e oficinas de capacitação junto à comunidade, abordando temas ligados à saúde, gastronomia, proteção previdenciária, valorização da mulher e geração de renda. A primeira oficina tem data prevista para o mês de março. A Fundação Mamíferos Aquáticos é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos que, desde 1989, trabalha com a missão de promover a conservação dos mamíferos aquáticos e seus habitas, visando a sustentabilidade socioambiental.

2 comentários: