Páginas

sábado, 24 de maio de 2014

Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho lança campanha itinerante pela preservação da espécie



CLIQUE EM MAIS INFORMAÇÃO PARA VER MAIS DETALHES




Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho lança campanha itinerante pela preservação da espécie

O Projeto tem a realização da Fundação Mamíferos Aquáticos e é patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental e apoio do Governo Federal. A campanha percorrerá 31 praias do litoral paraibano até o final deste semestre.


O peixe-boi marinho (Trichechus manatus manatus) é atualmente o mamífero aquático mais ameaçado de extinção no Brasil. Até junho deste ano, a Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA) percorrerá todo o litoral da Paraíba, local onde está atuando com o Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho - patrocinado pela PETROBRAS, através do Programa Petrobras Socioambiental e o apoio do Governo Federal – para sensibilizar a população sobre a importância da conservação da espécie no Nordeste do Brasil. Trata-se de uma campanha itinerante de sensibilização e informação intitulada “Ajude a preservar o peixe-boi marinho”, que estará aportando em 31 praias de nove municípios da região.

Sabe-se que um dos principais motivos para que o peixe-boi marinho ocupe o status de criticamente ameaçado de extinção no país são os impactos ambientais provocados pelo homem. Lixo, esgoto e substâncias tóxicas lançadas nos mares e nos rios, circulação intensa de embarcações motorizadas nos locais de ocorrência da espécie, degradação dos manguezais, destruição da mata ciliar, construções desordenadas em praias e estuários, perda de habitat (estuários e áreas costeiras), captura acidental em redes de pesca. Todos estes fatores colocam em risco o ambiente, a saúde e a vida da espécie.

“A falta de conhecimento sobre o assunto pode trazer uma série de consequências negativas ao animal e ao seu habitat. Vamos tentar reverter esta situação. Percorreremos o litoral paraibano com uma equipe especializada - formada por profissionais das áreas de Educação Ambiental, Oceanografia, Biologia e Medicina Veterinária – para trocar informações sobre o peixe-boi marinho com o público. Estaremos abordando colônias de pesca, pescadores, moradores, donos de pousada e estabelecimentos comerciais, gestores ambientais, turistas, eventuais frequentadores, professores e estudantes”, diz João Carlos Gomes Borges, diretor-presidente da FMA e coordenador executivo do Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho, que é patrocinado pela PETROBRAS, através do Programa Petrobras Socioambiental.

Outro fator que preocupa a equipe da FMA são os casos de encalhe. “Durante a campanha, estaremos orientando a população sobre como se deve proceder caso alguém encontre um peixe-boi marinho encalhado”, complementa Elisa Pitanga, coordenadora técnica do Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho. O cronograma de visitas da campanha “Ajude a preservar o peixe-boi marinho” inclui praias dos municípios de Rio Tinto, Baía da Traição, Marcação, Lucena, Mataracá, Cabedelo, Conde, João Pessoa e Pitimbu.

Saiba mais sobre o peixe-boi marinho

O peixe-boi marinho é um mamífero aquático da ordem dos Sirênios, da família Trichechidae. Num ambiente saudável e livre de ameaças, ele pode viver de 50 a 60 anos, chegando a ter aproximadamente 4 metros e a pesar em torno de 500 kg. Apesar de todo este peso e do corpo volumoso, ele é herbívoro, se alimenta de algas, capim-agulha, folhas de mangue, entre outras plantas marinhas. É um animal extremamente dócil, mas que não deve ser tocado e nem domesticado pelos seres humanos.

O peixe-boi marinho é uma espécie que tem características peculiares quanto à procriação. Uma fêmea tem uma gestação que dura 13 meses e passa cerca de dois anos amamentando o filhote. Ou seja, é preciso três a quatro anos para gerar uma nova vida, o que torna ainda mais delicado o trabalho de conservação da espécie.

Neste processo da relação mãe-filhote, é preciso bastante atenção. O ambiente ideal para que a fêmea cuide do filho é aquele que tenha água calma e alimentos ricos em nutrientes que sejam de fácil acesso, ou seja, os estuários e regiões costeiras protegidas. É lá que elas buscam se reproduzir, parir e descansar. Com o comprometimento destas áreas costeiras (em decorrência dos assoreamentos, poluição, entre outros fatores) muitas vezes as fêmeas reproduzem em áreas desprotegidas, o que acaba favorecendo para o encalhe dos filhotes.

Quer ajudar a proteger o peixe-boi marinho? Basta tomar atitudes simples e conscientes:

- Não jogue lixo nas praias, pois o mesmo ocasiona a poluição do mar e estuário, acarretando danos diretos aos peixes-bois marinhos, que acabam confundido o lixo com comida, podendo ficar doentes e até morrer;

- Não construa casas e estabelecimentos em áreas de manguezais, pois é lá que se concentram diversos nutrientes necessários para a alimentação do peixe-boi marinho, sendo ainda o local de reprodução e descanso da espécie;

- Ao utilizar embarcações motorizadas, tenha especial atenção nas áreas de ocorrência da espécie, pois a hélice das embarcações podem ferir os animais;

- Evite ancorar embarcações nas áreas com bancos de corais, fanerógamas marinhas (capim-agulha) e algas-marinhas.

Em casos de encalhe de peixe-boi marinho:

1- Comunique imediatamente ao órgão ambiental responsável e à Fundação Mamíferos Aquáticos;

2- Se o animal estiver exposto ao sol, proteja-o fazendo uma sombra;

3- Não o alimente e nem tente devolvê-lo à água;

4- Evite aglomeração a sua volta.

Ligue para a FMA: (83) 9961-1338/ (83) 9961-1352/ (81) 3304-1443.

Para saber mais sobre o Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho, acesse: http://mamiferosaquaticos.org.br/?p=400.

Nenhum comentário:

Postar um comentário