Páginas

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Forró do Peixe-Boi



Forró do Peixe-Boi abre festividades culturais do Litoral Norte da Paraíba em 2014

Quem estiver pela Paraíba nos dias 11 e 12 de janeiro terá uma ótima opção para fazer um programa eco cultural. É o Forró do Peixe-Boi, que abre 2014 com promessa de muita diversão e conscientização ambiental. Uma festa especial para celebrar o verão, a natureza, o peixe-boi marinho e a comunidade da Barra de Mamanguape. O evento faz parte da história desta região, localizada no litoral norte paraibano, numa Área de Proteção Ambiental federal com atributos que propiciam a existência de peixes-bois marinhos. A festa é fruto da articulação entre a comunidade, o comércio local e instituições públicas, em parceria com a Fundação Mamíferos Aquáticos, que está atuando na costa paraibana com o Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho – patrocinado pela PETROBRAS, através do Programa Petrobras Ambiental e apoio do Governo Federal.

A programação conta com atividades diversificadas, que vão desde competições esportivas a atrações culturais e ações de educação ambiental.  Shows com bandas de forró, cortejo de cultura popular, maratona, regata de canoas a vela e torneio de futebol. Além destas atrações, já conhecidas pelo público, o evento traz algumas novidades, como o Cine Peixe-Boi - um projeto desenvolvido pelos alunos da Oficina de Agentes Ambientais que prevê a produção e exibição de vídeos eco educativos - e o Eco Teatro, produzido também pelos agentes ambientais com o intuito de despertar a conscientização sobre a conservação do peixe-boi marinho e do meio ambiente por meio de histórias interpretadas por fantoches. Traz ainda uma feira de artesanato e a exposição “Memórias da Barra”, que reunirá fotos e registros antigos da região.

O Forró do Peixe-Boi vem sendo articulado há quatro meses, movimentando a comunidade por meio de comissões de produção, com reuniões semanais de pauta, norteadas pela Fundação Mamíferos Aquáticos. O objetivo, de acordo com a FMA, é estimular a comunidade a se sentir protagonista e responsável pela conservação do peixe-boi marinho, da Barra de Mamanguape e também pela festa, para que o evento se consolide no calendário de festividades local. Este ano, a festa está contando com o apoio da Prefeitura de Rio Tinto (PB).


Confira a programação:
Sábado (11/01)

6h- Maratona do peixe boi (Barra/Lagoa de praia/Barra)
8h- Café da manhã comunitário
9h- Regata do Peixe-Boi (Porto/Coqueirinho/Boca da Camboa)
9h- Feira de troca no Porto
9h- DJ no Porto
14h- Campeonato de futebol no Campo Barra
15h - Abertura da exposição Memórias da Barra
17h - Feira de artesanato e apresentações culturais
18h- Exibição de vídeos com o projeto Cine Peixe-Boi
20h - Lapinha e cortejo cultural
22h – Shows musicais(  com as bandas forró esquenta ai,danilo e banda & forró das arabias)


Domingo (12/01)

10h- Eco Teatro
13h- Oficina de reciclagem
15h- Encerramento do Forró do Peixe-Boi com a apresentação do Toré da Comunidade Indígena de Tramataia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário